terça-feira, 18 de novembro de 2008

E-mails sobre as Focas do Ártico

foca Há muito venho recebendo esses e-mails sobre matança de focas ou de baleias no ártico. Até então, li-os passivamente sem expor opinião alguma. Mas depois do ducentésimo recebimento... Chega!!!

Vou ser agora o advogado do diabo e tentar por os pingos nos ís... Tudo bem, eu também admito esses animais são lindinhos, fofinhos, cuti-cutis e tudo mais...

Mas meu povo, vamos por a mão na consciência e nos colocar no lugar dessas pessoas que moram no ártico!

Já pararam pra pensar o que é viver no ártico? Não?!!

Vamos a algumas informações básicas então:

 sebastianweb Innuit_boy

No ártico a temperatura oscila entre 5ºC no verão a -40ºC no inverno, com uma temperatura dessas não há como ter qualquer tipo de agricultura (conhecida). Assim sendo, produção de grãos, hortaliças e qualquer outro vegetal estão impossibilitados. O transporte, destes produtos para lá, somente por meio aéreo mesmo, isso quando o tempo ajuda! Já que as variações climáticas nessa região do globo ocorrem numa escala tão espantosa, que nem Joinville nos seus dias de glória de mau tempo tem.
Esse pequeno fator faz também que esses produtos tenham preços a peso de ouro. Como é de se imaginar, isso inviabiliza sua comercialização na região.

ep4main_13313s

Há algum tempo atrás, mantive contato via net com uma pessoa que mora na Sibéria (a da Rússia), ela mora numa cidade chamada Yakutsk (a cidade dos diamantes). Lá, ela me disse que a temperatura de -50ºC são normais, e que eles acham descabida as idéia dos "lunáticos" que vivem na Europa que dizem que não é legal usar peles de animais, porque eles amam os animais. E ainda completou dizendo que eles deveriam ir para lá com suas roupas sintéticas para ver se ainda se preocupariam tanto com os animais. Resumindo, lá você veste peles e come focas ou baleias se quiser sobreviver.

ep2c_13315s

Então meu povo é muito fácil pra nós, que estamos aqui num país maravilhoso como o Brasil, com essa "lua" toda que favorece a agricultura de todos os tipos e de todas as formas, com água em abundância e muita terra (sim, porque a maior parte do ártico é gelo mesmo).

 gelo-artico

É muito fácil pra nós falarmos pra eles (do ártico) não matarem as focas e as baleias. Mas se coloquem por um momento no lugar deles...

esquimos2

Mas o que mais acho engraçado nessa estória toda, é que a maioria dessas pessoas que mandam esses e-mails todas senhoras da razão, verdadeiros "ecologistas" desde que nasceram dignos de uma estátua no quartel general do Greenpeace; e essas mesmas pessoas, não param para pensar em nenhum momento, por exemplo, nas nossas "vaquinhas", "porquinhos" e "galinhas" que têm o mesmo destino. Ou será que elas são menos importantes que as focas e as baleias? Ou ainda, acham que estas cometem suicídio antes de virarem "peças' nos nossos açougues!? As focas e as baleias são para aquele povo o que as vacas, as galinhas e os porcos são para nós.

frango carne

Antes de levantarmos "bandeiras" de coisas que não conhecemos a fundo, reflitamos sobre nossos atos e ações locais. E daí, vejamos se conseguimos viver sem aquela bolsa ou o sapato de couro, daquela picanha na brasa, do leitãozinho à pururuca, do peru de natal, do franguinho assado feito na "televisão de cachorro" que tem no mercadinho da esquina nos domingos. Pense, ainda, no número de frangos que tiveram que ser mortos pra se fazer aquele fabuloso espeto de coraçãozinho, ou em todos os outros itens obtidos de mortes de animais que conseguir lembrar. Se conseguir, mude-se para o ártico sem usar as roupas e os alimentos típicos deles e aí sim defenda a não morte desses animais. Falar mal estando num lugar quentinho, vendo TV tendo uma mega variedade de coisas para comer é fácil, é ser muito cretino e hipócrita.

jul0611b


No e-mail fala-se a respeito de se existir lá um esporte de matança. OK! Mas e nossa festa de peão, com suas torturas a animais, as rinhas de galo, a famosa Farra do boi em SC, ou ainda essa pescaria desportiva sem sentido que existe no Pantanal, isso são o que? E olha que só citei exemplos de coisinhas que acontecem apenas no Brasil, imagina no resto do mundo...

festa_peao2 rinha

farra_do_boi pescaria

Olha meu povo, é pelo menos desde o período da última glaciação que esses povos caçam, matam, comem focas e baleias e utilizam suas peles para vestimentas. E até hoje, as focas estão aí.
Se o número desses animais diminuiu como disse a minha colega da Sibéria, não é prioritariamente por causa da caça não. Mas sim, por causa nossa ambição e busca desenfreada por "conforto" que poluímos o planeta com mais e mais CO2, com isso aumentamos sua temperatura causando o famoso efeito estufa e, conseqüentemente, o desgelo do ártico. Que faz com que esses animais fiquem sem o seu habitat natural. Com isso, muitos cessam a sua reprodução e muitos até entram em extinção por problemas no seu nicho ecológico.

gelo

Que tal a partir de agora a gente começar uma campanha mais ferrenha contra o aquecimento global, que, por tabela, vamos ajudar a manter mais e mais animais do ártico vivos...

 

Pode ser?!!! Até a próxima postagem...

artico_cartaz

Um comentário:

Desobediência Vegana disse...

Bobagem usar exemplos de povos que vivem no extremo, para deixar de defender causas nobres e importantes, inclusive ambientalmente falando. Povos que vivem em lugares inóspitos já aderem totalmente à vida civilizada e não necessariamente vestem-se de peles e comem apenas carne. Não é lógico usar um exemplo extremo apenas para seguir defendendo a exploração de animais no mundo inteiro. Mesmo no Japão, onde o país vive às custas de morte de baleias e outros animais, uma boa parte da população é vegana e mais de 90% é contra a morte de baleias. Usar exemplos como "no tempo das cavernas", e "nos países frios" é tão infantil como seguir defendendo a violência por que na idade da pedra os homens eram violentos.